quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cansaço e sono

Pode não ser novidade para quem já passou por uma gravidez esse cansaço e sono que estou sentindo, mas parece que falta energia no meu corpo. A gente fica pensando, como pode uma sementinha tão pequenina sugar tanta energia? Mas é claro que existem boas explicações para tudo isso. 
Agora está entendido! Entenda você também porque o inicio e o final da gravidez são tão cansativos e aproveite as dicas para minimizar esses sintomas. 


Ponto principal: o cansaço e o sono avassalador são muito comuns no começo da gravidez. Descanse e durma o máximo que puder. 

Por que estou tão cansada, agora que fiquei grávida? 
Você não está sozinha! A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão. Até quem costuma ficar acordada até tarde de repente se vê tendo de fazer força para manter os olhos abertos diante do programa preferido na TV, à noite, ou mesmo no cinema. 

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre. Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço. 

Quanto tempo o cansaço e o sono vão durar? 
Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma injeção de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre. É o momento ideal para aproveitar a gravidez e tomar conta de todos os preparativos para a chegada do bebê. Depois do sétimo mês, seu nível de energia deve começar a cair novamente. 

O que posso fazer? 
• Ouça o que seu corpo está pedindo. Tente tirar sonecas sempre que puder, e faça de tudo para ir para a cama cedo. No trabalho, fechar os olhos por alguns minutos já faz diferença -- se você tiver a sorte de ter algum lugar onde possa descansar um pouco, aproveite. Algumas grávidas apelam até para um descanso rápido dentro do carro, se ele estiver num estacionamento seguro, ou para um descanso instantâneo de cinco minutos no banheiro mesmo. 

• Tente adaptar seu cotidiano. Veja se existe a possibilidade de mudar seu horário para escapar do trânsito mais pesado ou do calor. Se já tem filhos, aceite ajuda de outras pessoas para tomar conta deles, para que você possa descansar um pouco e dormir. 

• Tome cuidado com a alimentação. Você vai precisar de cerca de 300 calorias extras por dia e não estamos falando de chocolate. Uma dieta saudável, composta de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, leite desnatado e carnes magras vai lhe dar a energia de que você tanto precisa; comidas gordurosas e doces demais, por outro lado, acabam sabotando sua disposição. 

• Aguente firme e tenha paciência. Logo você estará no segundo trimestre e voltará a ter energia. A maioria das mulheres acha o período entre o quarto e o sétimo mês o melhor de toda a gravidez, em que se sentem ótimas. Não se esqueça de que fabricar um bebê é um trabalho e tanto, portanto, se achar que precisa dormir, faça de tudo para arranjar tempo e fechar os olhos, nem que só por alguns minutos.

Fonte: BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

4 comentários:

  1. Vixi....eu tinha muitooo sono mesmo qdo tava gravida mas te digo que foi só nos primeiro trimestre depois parece que tudo vai, só descanse e espere porque qdo a barriga começar a pesar ai sim vc vai cansar...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Agradecida Flavia pela dica.
    Mãe de primeira viagem sabe como é né, tudo novidade.

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu dormia direto no trabalho...hihih,e hje estou entrando no sétimo mês e ainda tenho muito sono e cansaço. A barriga pesa e muito... mas a espera do pequenino recompensa e muito! Felicidades Vanessa!

    beijos Paola

    ResponderExcluir
  4. Pois é né, isso tudo é normal e com certeza valem muito a pena. Nossa que legal Paola, teu bebê já está quase chegando.
    Felicidades para vc tb e um ótimo parto :)

    Bjão

    ResponderExcluir