domingo, 25 de setembro de 2011

Coisinhas do Baby

Nosso Bebê já ganhou vários presentinhos. Está muito cedo para saber o sexo, mas não resistimos em comprar mimos para nosso anjinho ou anjinha. As vovós e vovôs também já estão mimando e muito o tão esperado Baby.











sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Parto Humanizado - Vídeos

Parto humanizado; recuperando la posición vertical


PARTO NATURAL HUMANIZADO - FELIPE LANA TIMMERMANS

Lindo demais assistir a essas mulheres totalmente empoderadas de seus partos. 

Seis semanas de gravidez

Hoje foi o dia dos exames. Pela manhã, bem cedinho fui colher sangue e levar urina para o laboratório, ficarão prontos no dia 03/10 e levo para o médico no dia 14/10 por ai, quando farei minha segunda consulta. 

Escolhi fazer meu pré-natal com o Dr. Alberto Sandes na Santa Casa, mas só vou conseguir me consultar com ele no dia 23/11. 
Essa etapa é muito importante: a escolha do médico. Escolhi o Dr. Alberto por indicação de duas amigas, uma delas é a mãe do meu afilhado que está com sete meses. 

Eu também já escolhi que quero ganhar meu bebe de parto normal e natural, sem intervenções, apenas contando com o trabalho do meu corpo. Aqui em Pelotas não conheço nenhum médico que trabalhe com o parto humanizado, mas para quem mora em POA ou pode ir para lá existe um médico chamado Ricardo Herbert Jones. Em outro post falo melhor sobre o trabalho dele.

O meu objetivo é encontrar aqui em Pelotas um médico que possa permitir que eu transforme a minha experiência de parto em algo mágico, como deve ser. 

Bom, mas o post de hoje é apenas para relatar que estou com 6 semanas e me sentindo muito bem, claro que continuo sentindo sono e cansaço, totalmente normal nessa fase. 

Veja como meu bebê está: 


Desenvolvimento fetal - 06 semanas de gravidez

O embrião está do tamanho de um grão de lentilha esta semana. Se você conseguisse enxergar dentro da sua barriga, veria que o feto tem uma cabeça desproporcionalmente grande em relação ao corpo. 

Os traços faciais do embrião estão se formando, e há manchas escuras no lugar dos olhos, aberturas onde ficarão as narinas e pequenas saliências marcando as orelhas. 

Ainda não dá para ouvir, mas o coração (que está dividido nas câmaras direita e esquerda) está batendo ao ritmo de 150 batimentos por minuto - o dobro do seu ritmo cardíaco. 

No meio desta semana, o embrião começa a se mexer. Mas não tem jeito, você terá de esperar até o segundo trimestre da gravidez para perceber as sessões de ginástica do seu bebê. 

Obs: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

Fonte: BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cansaço e sono

Pode não ser novidade para quem já passou por uma gravidez esse cansaço e sono que estou sentindo, mas parece que falta energia no meu corpo. A gente fica pensando, como pode uma sementinha tão pequenina sugar tanta energia? Mas é claro que existem boas explicações para tudo isso. 
Agora está entendido! Entenda você também porque o inicio e o final da gravidez são tão cansativos e aproveite as dicas para minimizar esses sintomas. 


Ponto principal: o cansaço e o sono avassalador são muito comuns no começo da gravidez. Descanse e durma o máximo que puder. 

Por que estou tão cansada, agora que fiquei grávida? 
Você não está sozinha! A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão. Até quem costuma ficar acordada até tarde de repente se vê tendo de fazer força para manter os olhos abertos diante do programa preferido na TV, à noite, ou mesmo no cinema. 

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre. Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço. 

Quanto tempo o cansaço e o sono vão durar? 
Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma injeção de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre. É o momento ideal para aproveitar a gravidez e tomar conta de todos os preparativos para a chegada do bebê. Depois do sétimo mês, seu nível de energia deve começar a cair novamente. 

O que posso fazer? 
• Ouça o que seu corpo está pedindo. Tente tirar sonecas sempre que puder, e faça de tudo para ir para a cama cedo. No trabalho, fechar os olhos por alguns minutos já faz diferença -- se você tiver a sorte de ter algum lugar onde possa descansar um pouco, aproveite. Algumas grávidas apelam até para um descanso rápido dentro do carro, se ele estiver num estacionamento seguro, ou para um descanso instantâneo de cinco minutos no banheiro mesmo. 

• Tente adaptar seu cotidiano. Veja se existe a possibilidade de mudar seu horário para escapar do trânsito mais pesado ou do calor. Se já tem filhos, aceite ajuda de outras pessoas para tomar conta deles, para que você possa descansar um pouco e dormir. 

• Tome cuidado com a alimentação. Você vai precisar de cerca de 300 calorias extras por dia e não estamos falando de chocolate. Uma dieta saudável, composta de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, leite desnatado e carnes magras vai lhe dar a energia de que você tanto precisa; comidas gordurosas e doces demais, por outro lado, acabam sabotando sua disposição. 

• Aguente firme e tenha paciência. Logo você estará no segundo trimestre e voltará a ter energia. A maioria das mulheres acha o período entre o quarto e o sétimo mês o melhor de toda a gravidez, em que se sentem ótimas. Não se esqueça de que fabricar um bebê é um trabalho e tanto, portanto, se achar que precisa dormir, faça de tudo para arranjar tempo e fechar os olhos, nem que só por alguns minutos.

Fonte: BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fraldas de pano, ecologicamente corretas

Estamos apenas com cinco semanas, e é difícil saber por onde começar. Tantas coisas para pensar, para comprar, para decidir. Quando se é marinheiro de primeira viagem complica ainda mais, mas com calma e confiança tudo vai se acertando.

Esses dias o Igor (papai do ano), achou na internet uma possibilidade bem legal para não poluir a natureza e tentar fazer as coisas de forma mais natural. São fraldas de pano, mega modernas. Para gente foi uma novidade. 


Exitem vários sites que vendem: 

A opção das fraldas de pano consiste em uma atitude mais sustentável uma vez que sua produção não implica o abate massivo de árvores e  não gera a enorme quantidade de lixo produzida pelas fraldas descartáveis.
Durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza de 3. 000  à 5. 000 fraldas descartáveis e sua decomposição pode demorar até 450 anos. Um bebê utiliza em média 124 fraldas descartáveis por mês.

A escolha das fraldas de pano permite também uma poupança econômica ao mesmo tempo incentiva nossa economia local e as práticas de negócios sustentáveis, pois apenas 20 fraldas tamanho único suprem a necessidade de uso desde o bebê recém nascido até o desfralde.

Até o início dos anos 80 a grande maioria dos bebês utilizava somente fraldas de pano. Hoje, devido à busca de praticidade de pais e mães ocupados, a venda das fraldas descartáveis correspondem a mais de 90% das vendas no Brasil.

A fralda de pano permite que a pele delicada do bebê não fique em contato com substâncias químicas e nocivas .

As fraldas de pano modernas oferecem praticidade, beleza e conforto para seu bebê.

5 semanas de gravidez

Conseguimos ir no médico na sexta-feira (16/09) para a primeira consulta. Esse ainda não é o médico que irá nos acompanhar, procuramos um logo apenas para encaminhar o quanto antes os vários exames que são necessários fazer no início da gestação.

Provavelmente estamos com cinco semanas


Esse inicio está bem tranquilo, apesar do sono e da fome que chegam a toda hora. Continuo cuidando da alimentação, buscando comer muitas frutas e verduras, além da água que não pode faltar. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

HCG - Gonadotrofina Corionica = Superior a 25 mUI/ml

Minha menstruação deveria descer no dia 09/09 (sexta-feira), mas não veio. Esperei passar o fim de semana e na quarta-feira (14/09) não me aguentei e fui fazer o exame de sangue. Tinha certeza que estava grávida, mas precisava do exame para não pensar que estava me iludindo, pois quando estamos esperando tanto por esse momento qualquer sintoma faz com que a gente crie uma esperança.

Fiz o exame no final da manhã e finalmente às 18h esta pronto. 
Resultado HCG - Gonadotrofina Corionica Superior a 25 mUI/ml - compatível com gravidez. 

Fui direto contar ao meu companheiro que ficou tanto feliz quanto eu. Esse momento é mágico, inacreditável, a ficha custa a cair. A minha ainda não caiu na verdade.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Preparação para ser Mãe

Há quatro meses venho me preparando para ser mãe, fisicamente e principalmente psicologicamente.

Fisicamente: é muito importante ir adaptando a alimentação quando desejamos receber um ser especial e pretendemos criá-lo sem vícios alimentícios que não fazem bem a saúde. São coisas que todos sabem, mas que na hora de aplicar fica um pouco mais difícil. 

O primeiro passo é sempre encontrar um bom médico ou alguém que trabalhe com gestantes, como por exemplo uma doula que possa auxiliar nesse inicio. Algumas dicas simples são: beba mais água, coma mais frutas, tente manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas. Provavelmente o médico irá lhe receitar ácido fólico (uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo), que deve ser ingerido de preferência três meses antes de engravidar. 

Psicologicamente: isso significa mudar um pouco de hábitos, passar a observar-se, tentando ver a vida de uma outra forma. Essa questão foi fundamental para que eu recebesse esse lindo presente que é engravidar. Não é novidade para ninguém que tudo que a mãe sente o bebe também sente, então porque não exercitar pensar e sentir coisas boas para que quando o bebe chegue a mãe esteja em pura sintonia consigo mesma?!
A melhor dica aqui é aprender a se amar. É essencial que a gente se ame para aprender a amar o próximo, pois ninguém dá o que não tem. Amar-se significa cuidar do corpo e da mente.

Exercite a sua mente com a Yoga da Verdade:
Nunca julgue
Nunca fale sobre os outros
Nunca condene
Amem acima de tudo

A conexão com a natureza é fundamental nesse processo de auto-conhecimento. Então sempre que puder vá dar uma boa caminhada na praia ou em algum lugar com muita natureza a volta. Se puder fique sozinha e faça uma boa meditação, mentalizando apenas coisas boas e positivas. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gravidez de Primeira

Sim estamos grávidos pela primeira vez, como tantos casais por ai a fora 

Queremos com esse blog compartilhar com todos esse momento tão especial e mágico, compartilhando sentimentos, duvidas, dicas e tudo o que nos inquieta nesse período de total sensibilidade e de amor incondicional. 

Estamos radiantes, mas ao mesmo tempo parece que a "ficha não caiu". Descobrimos a gravidez com 5 semanas de gestação e aqui estamos, cheios de dúvidas e sem saber por onde começar. 

Desejamos aqui trocar informações, trazendo experiências e sugestões de como levar uma gravidez tranquila.